STONE | entre nós

Episódio 5: Preparação para o final do ano

Já parou para pensar no poder de uma final de campeonato para um camisa 9?

O jogador passou meses treinando. Jogou grandes jogos e passou por grandes momentos. Ganhou alguns e, naturalmente, também perdeu outros.

Provavelmente, fez golaços e foi ovacionado… Mas também perdeu gols na cara e saiu de campo vaiado.

Mas nada se compara à grande final que está por vir.

Se o camisa 9 for bem na final do campeonato, qualquer deslize dele ao longo do ano será perdoado.

(Imagem: Conmebol)

Podemos dizer que a relação de uma empresa de varejo com o período do final do ano é bem parecida.

As vitórias e derrotas da temporada são as datas comemorativas — dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, etc…

O “camisa 9” é você, responsável pelo negócio dar certo — fazer os gols. O humor da torcida é o resultado da sua empresa. E a final do campeonato é o final do ano, com Black Friday e Natal.

Esse é o quinto episódio da série Entre Nós.

Assim como um atacante em uma grande final, é preciso preparar a melhor estratégia para sair com o resultado positivo. Para isso, vamos dividir aqui em três frentes: estoque, marketing e time.

1) PLANEJAMENTO DE ESTOQUE: Priorize os produtos campeões 📦️

(GIF: Tenor | Reprodução)

Um cliente chegar na sua loja e o produto ter esgotado significa, provavelmente, perder uma venda. Assim como ter muito estoque de um produto que tem pouca saída significa capital imobilizado.

Em um período de alta das vendas, costuma ser difícil calcular com precisão o que vai sair mais e o que vai sair menos. Mas é possível estimar…

Para isso, reveja o histórico de vendas e identifique os produtos que mais venderam em 2025, como também os produtos que costumam vender acima do comum em últimos trimestres.

De maneira geral, já antecipe a fornecedores um pedido maior de insumos dos produtos que (i) têm feito sucesso neste ano e (ii) têm um histórico de vender mais que o normal no período de fim de ano.

💰️ Mas, antes, considere sempre o custo do produto nessa conta. Produtos mais caros imobilizam mais capital que produtos mais baratos — dependem de um maior investimento.

  • Produtos que saem com mais frequência, tendo mais impacto na receita, você deve controlar melhor o estoque para nunca deixar de ter ali.

  • Produtos que saem com menos frequência e que, mesmo tendo preço alto, não têm uma participação relevante na receita, você não precisa ter tanta sobra de estoque.

Na prática: Se algum produto que você mapear pelo histórico como campeão tiver um custo alto, redobre a atenção para ter certeza que não vai exagerar no pedido aos fornecedores. Clique aqui se quiser aprofundar nesse ponto.

2) PLANEJAMENTO DE MARKETING: Defina desde já suas campanhas, ofertas e divulgações 🏷️

Olhe para trás e veja quais campanhas de marketing e promoções realmente trouxeram resultado e quais só consumiram energia e orçamento. Essa análise vai te ajudar a evitar repetições de erros e concentrar seus esforços no que de fato funciona.

Depois disso, desenhe as campanhas que farão sentido neste fim de ano, definindo quais produtos vão para promoção, qual desconto é viável sem comprometer sua margem e quanto você vai investir em comunicação.

O próximo passo é estruturar um calendário de marketing, dividido em fases até o final do ano. Em cada uma delas, pense em ações específicas na sua comunicação com os clientes — conectando com as promoções e ofertas dos produtos. Veja um exemplo com algumas ideias (e aproveite para usar de inspiração):

:

Um ponto importante é ter certeza que cada fase conectará bem com a seguinte, criando uma narrativa clara para o cliente — e para o seu time.

Disclaimer: Isso vai depender diretamente das suas campanhas e da sua estratégia. Adapte essa lógica para o que fizer sentido para o seu negócio. Por exemplo: se você estiver planejando um “Black November” (Black Friday durante todo o mês de novembro), o período de foco em OFERTAS em novembro vai aumentar, e o aquecimento vai para outubro.

3) PLANEJAMENTO DE TIME: Metas, bonificações, treinamentos e contratações 👥

(GIF: CBF TV)

O terceiro pilar importante para essa “grande final de campeonato” é o planejamento de time.

Para ser campeão, um bom camisa 9 precisa ter certeza que terá uma boa defesa para evitar levar gols, assim como um bom meio-campo para fazer a bola chegar na área — e ter certeza que tudo está encaixado e rodando bem. Ainda mais na final, que exige muito de todos.

Para o fim do ano de uma empresa, a lógica é parecida. É preciso ter certeza que todo o time vai dar conta do recado. A boa notícia é que, diferente do futebol que só cabem 11 no campo, você pode contratar mais gente.

Então, o primeiro passo aqui é avaliar se o seu time atual conseguirá suportar o crescimento de vendas e de demanda de atendimento aos clientes. Time sobrecarregado tende a vender e atender pior, deixando os clientes menos satisfeitos.

  • Se necessário, busque novas pessoas ou abra o quanto antes as vagas, sejam elas fixas ou temporárias.

  • Além disso, considere horas extras para o seu próprio time. Revise os horários de pico do ano passado; eles vão te indicar quando você realmente precisa de mais gente ativa.

Mas contratar não é a solução de tudo. Você também precisa certificar que todo o seu time tem o incentivo certo para alcançar a meta da empresa.

Se for o caso, defina metas semanais atreladas a bonificações para cada vendedor já desde outubro — para todos já chegarem no ritmo certo na Black Friday e no Natal.

Para fechar, organize os treinamentos necessários tanto aos possíveis novatos quanto ao seu time atual. É final de campeonato. Todos precisam estar com a finalização em dia para o placar final ser positivo.

No fim do dia…

Isso tudo vai te ajudar a ter atendimento rápido, informações claras e pós-venda bem feito. Em outras palavras, o seu cliente terá uma experiência ainda melhor — e isso, sim, vai trazer o sucesso de longo prazo para a sua companhia.

🏰 Como diria Walt Disney: Seja lá o que você fizer, faça bem. Faça tão bem que, quando as pessoas virem você fazer, elas vão querer voltar e ver você fazer de novo, e elas vão querer trazer outros e mostrar a eles o quão bem você faz o que faz”.

🪢 Voltamos em breve no próximo episódio da nossa série para desenrolar mais um nó. Até lá!