No segundo episódio da série 'Moda & Sociedade', vamos mostrar que as tendências não são apenas modismos passageiros, mas reflexos das mudanças culturais, econômicas e sociais. Você já se perguntou por que certos comportamentos se espalham e outros desaparecem?

Stay with us, and we'll show you how it all unfolds.

💿 Pra quem tá chegando agora e perdeu o primeiro episódio, é só clicar aqui pra ler e ficar por dentro.

NEWSLETTER SERIES

São editorias independentes com início, meio e fim de assuntos que vão te tornar ainda mais interessante por saber.

Conteúdo por conteúdo, a internet já tem até demais. Seremos seu filtro, sempre quarta-feira, às 21:00, não importa qual série você escolher.

você é um trendsetter?

  • São aquelas pessoas ou marcas que estabelecem novas tendências no âmbito da moda, cultura ou lifestyle. Em outras palavras, são aqueles que têm a capacidade de influenciar as escolhas e preferências de um grupo.

A palavra tendência tem origem no latim tendentia, que significa "inclinação" ou "direção". Daí o conceito de algo que se inclina em uma direção específica.

  • Esse termo é a ideia de um movimento em relação a uma mudança, comportamento ou preferência ao longo do tempo que se materializa de diversas formas.

Ainda que, hoje em dia, essa palavra seja muito banalizada — principalmente nas redes sociais onde tudo que tá em alta se torna “tendência” — a verdade é que ela é muito mais profunda do que parece.

na teoria, entendido. e na prática?

A tendência surge quando um comportamento emergente na sociedade tá indo pra uma direção e convergindo com fatores macro, como os políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e legais.

💭 Compreender essas trends é perceber como a sociedade vivencia o mundo atualmente.

O produto que você vê na loja e fala que “tá na moda” é apenas o resultado de uma vontade muito maior e de um comportamento que vai pra uma direção e converge com as questões macroambientais.

🏅 Exemplo: O boom do universo wellness reflete várias tendências. Desde a inserção das roupas esportivas em contextos casuais até a crescente valorização do esporte, o aumento de restaurantes fitness e a popularização de produtos saudáveis. E essa lista só cresce.

Mas o que você precisa saber é: nem toda tendência surge da mesma forma, nem dura o mesmo tempo.

Modismo: É o que mais vemos hoje. É aquilo muito passageiro. Geralmente, dura menos de 6 meses e tá muito ligado a produtos.
✍🏽 Exemplos: strawberry makeup, bucket hats, acabamentos “glazed”.

(Pinterest)

Microtendência: É quando existe uma mudança específica no comportamento dos consumidores que dura em média 1 a 5 anos.
✍🏽 Exemplos: peças oversized.

(Pinterest)

Macrotendência: É quando grandes mudanças transformam diversas áreas da nossa vida e duram mais de 10 anos.
✍🏽 Exemplos: consumo consciente, moda sustentável e bem-estar holístico.

(Pinterest)

Megatendência: É quando há uma grande movimentação geracional que dura mais de 25 anos.
✍🏽 Exemplos: a revolução digital e a sustentabilidade ambiental.

(Pinterest)

O sucesso de um produto ou de um modelo de negócio só acontece por solucionar as dores do consumidor naquele momento — a necessidade existe antes do resultado.

Pra entender a origem e a trajetória das tendências, podemos observar três movimentos na moda que mapeiam esse processo. São eles:

Trickle down

Este é o movimento mais antigo e reconhecido. Nele, grandes marcas apresentam novas tendências nas passarelas, que são adotadas pela mídia e por influenciadores. Em seguida, a classe média incorpora essas tendências, até que, finalmente, elas se disseminam para o público em geral e chegam às lojas de departamento.

(waffle)

Bubble Up

Este movimento representa o oposto do trickle down. Aqui, a tendência surge entre a massa ou grupos específicos e ganha força e visibilidade até chegar às passarelas. Exemplos desse fenômeno são os movimentos Punk e Hip Hop, que, inicialmente, foram impulsionados por subculturas e, depois, influenciaram a moda de forma significativa.

(waffle)

Trickle Across

Aqui, as tendências se espalham de forma horizontal, entre grupos e segmentos sociais, em vez de seguir a hierarquia tradicional do "trickle down" (de cima para baixo) ou "bubble up" (de baixo para cima).

(waffle)

Como uma tendência ganha espaço e influência na sociedade?

O caminho que uma tendência percorre até se consolidar envolve uma série de fases e grupos que moldam sua trajetória, desde o surgimento até o declínio.

  1. Trendsetters: O início de tudo. São as pessoas que impulsionam a tendência com seu grande poder de influência e se tornam fonte de inspiração em seus nichos. Alooo, Hailey Bieber — um baita exemplo de trendsetter!

  2. Early Adopters: Os "pioneiros". Rapidamente esse grupinho reconhece e adota as tendências, ajudando a popularizar o que antes era novidade.

  3. Early Majority: A fase de massificação. Acontece quando um grupo se inspira nos early adopters e começa a consumir a tendência em massa que passa a se difundir em maior escala.

  4. Late Majority: A popularização total. Esse público adota a tendência em um estágio mais maduro, geralmente quando ela já tá disponível nas lojas de departamento e se tornou amplamente acessível.

  5. Laggards: Os atrasados. risos. Eles são bem menos preocupados com o que tá em alta e aderem à tendência quando ela já perdeu boa parte do seu apelo inicial.

Assim, a trajetória de uma tendência segue: ela nasce, se propaga e, por fim, perde força — mas não sem antes deixar sua marca na cultura e no estilo da época.

Compreender tendências é perceber como o consumidor vivencia o mundo, quais são seus hábitos, referências, o cenário político e as perspectivas futuras. Cada momento da história exigiu uma tendência diferente e uma invenção distinta que fosse capaz de materializar as necessidades da sociedade.

“a moda sai de moda, o estilo jamais”
Coco Chanel

TAKEAWAYS DESSE EPISÓDIO:

🧠 O que aprendi hoje? O conceito de tendência vai além da moda e está profundamente conectado às mudanças na sociedade e nas necessidades dos consumidores. Ela reflete movimentos e comportamentos sociais e pode variar de modismos passageiros a megatendências que transformam gerações inteiras.

☝🏻 O que fazer com isso? Comece a observar o mundo ao seu redor com esse novo olhar. Ao ver uma “nova tendência” na moda, no comportamento ou no estilo de vida, pense sobre o que pode estar impulsionando essa mudança: é uma necessidade passageira ou algo mais profundo?

Conhece alguém que vai gostar desse conteúdo? Compartilhe a edição de hoje e avisa lá que ainda faltam 4 episódios. A cada semana um novo aprendizado.

EPISÓDIO 2 DE 6

🍿 No próximo episódio: Vamos explorar a influência de figuras icônicas na moda e como elas revolucionaram a sociedade com criações desafiadoras que impactaram nossa forma de vestir e pensar sobre estilo.

Essa é uma série produzida pelo grupo waffle, empresa líder no setor de mídias digitais na América Latina, em parceria com a The Setters, uma das páginas de moda mais inovadoras do país. Para ver outros produtos do grupo, clique aqui.